sexta-feira, 19 de julho de 2013

Emissão de Dívida esta semana: erro crasso...


Emissão de Dívida esta semana: erro crasso...


Não percebo como foi possível proceder a uma emissão de dívida soberana portuguesa esta semana, com o clima de incerteza política que se vive.
Claro, o resultado está aí com os juros pagos muito superiores ao que gostariamos e que vamos todos ter de pagar.
Se as necessidades de financiamento do país estão asseguradas por uns quantos meses mais, por que motivo houve emissão de dívida esta semana ? Se é conhecido que deverá haver novidades sobre o acordo político ou não acordo de PS, PSD e CDS, não se poderia ter esperado pela próxima semana ?
A gestão das condições de financiamento deve ser feita atendendo às variáveis relevantes desde logo com influência no preço do mesmo. Pelo que não consigo compreender de quem foi a iniciativa ou a autorização para uma emissão de dívida nestas condições.  Qualquer colega Economista ou Gestor concordará com esta perspectiva de que, de todo, esta semana não seria oportuna para emitir dívida.
Fica a sensação de haver pouco respeito pelo dinheiro do contribuinte, que é de todos e não de ninguém. Mas também não é do Governo, apesar de ser quem o gere. Depois todos pagamos a factura.
Para quem tem responsabilidades no financiamento de uma empresa ou uma instituição ou uma familia, uma decisão deste género e a irresponsabilidade que ela representa leva a pensar que competência tem quem a toma.
Afinal, quando aprendemos a escolher as pessoas para nos governar ?

Nuno Rodrigues
Quadro Empresarial

Sem comentários:

Enviar um comentário