terça-feira, 17 de maio de 2011

2011: Optimismo precisa-se !

Mais um Natal que acabou e preparamo-nos para acolher um novo ano. 2001.
Um ano que se antevê dificil, muito difícil. Em todos os aspectos.
Um aspecto diferente que gostaria de realçar é o da necessidade de chegar à raiz dos problemas para os poder encarar eficazmente.
O terrivel panorama social que enfrantamos em Portugal com o desemprego record, pessoas com emprego em sérias dificuldades, ausência de esperança e de ânimo em tantas outras, precisa de uma nova abordagem.
Precisa de se pregar alto e bom som que toda a gente tem condições para melhorar a sua situação, seja ela qual for. Como diz o Prof Yunus, do Bangladesh e do Grameen Bank, todo o individuo pode fazer algo e tem uma notável capacidade de sobrevivência. Por vezes só precisa de um pequeno empurrão. Pode até ser uma palavra de esperança e ânimo, que lhe abra novas e diferentes perspectivas. Por vezes, o ponto de apoio certo pode ser o trampolim indispensável para uma mudança significativa.
As pessoas cada vez menos confiam no Estado, porque já não confiam nos profissionais da política. Consideram-nos gente que apenas procura "tachos", quantas vezes sem competência nem qualificações para estar lá onde a "máquina" partidária o colocou. Por isso, não estejamos à espera que o Estado venha fazer a nossa parte. É preciso sermos fortes para encaramos as questões com optimismo moderado e com esperança no futuro. Ao mesmo tempo que nos devemos mostrar cidadãos conscientes e solidários.
2011 espera muito de nós, espera inovação e transformação com um sorriso nos lábios. Espera ética, moralidade e responsabilidade seja connosco seja
com os que nos rodeiam.
Desejo a todos os que vierem a ler estas palavras, um excelente 2011.


Nuno Rodrigues

Sem comentários:

Enviar um comentário