terça-feira, 14 de janeiro de 2014

C. RONALDO – Day After, and after… - Visão e Marketing Global


Muitos parabéns ao Cristiano Ronaldo pelo título que acaba que ganhar e que fez questão de partilhar com todos nós.

Depois daquela exibição nos dois jogos frente à Suécia, sobretudo, no segundo, o Ronaldo mostrou que não faz qualquer diferença jogar pelo seu Clube ou na Selecção. Que se empenha e joga da mesma forma. Foi talvez o jogo da vida dele e o país está-lhe grato pelo decisivo contributo para a qualificação.

E agora ? O mundo que fala português teve outra brutal promoção. Não podemos deixar passar outra ocasião como esta sem a capitalizar da forma mais optimizada, fazendo o mais inteligente barulho possível a promover algum ou serviço que fale português. De que estamos à espera ?

Nunca mais me esqueço de outro facto num passado recente, que retrata bem o quanto precisamos de estar mais atentos e sermos mais rápidos e ágeis para não desperdiçar oportunidades soberanas.

Todos nos lembramos do casamento de William com Kate. Foi dos acontecimentos televisivos mais vistos dos últimos anos com milhares de milhões de pessoas de audiência. Não era difícil perceber que provavelmente a imagem mais esperada da transmissão seria a primeira do vestido da noiva. Qualquer peça que ela albergasse desde a ponta de um pé até ao cabelo apareceria na imagem nem que fosse por segundos. Correu mundo.

Uns bons dias mais tarde, duas ou três semanas, ficámos a saber por uma reportagem num canal de TV que os SAPATOS que a noiva calçou foram fabricados em Portugal. A reportagem até visitou a empresa, falou com alguns seus responsáveis e isso encheu-nos de orgulho. Mas, … e se não tivesse havido investigação jornalística ? A empresa ficava-se por uma venda de uma colecção bonita de sapatos para exportação, quando podia tirar enorme vantagem financeira do que já era seu mérito na exportação.

Agora imaginemos o que esta empresa podia ter ganho se, sabendo obviamente o que ia acontecer, tivesse preparado uma estratégia de Marketing devidamente pensada para capitalizar devidamente esta divulgação daquele seu produto. A notoriedade seria monstruosa, gratuitamente. As encomendas choveriam de todo o mundo. A Facturação teria um aumento exponencial.

Se necessário fosse, até o mais caro dos empréstimos bancários teria sido muito mais do que rentabilizado com o encaixe financeiro resultante de uma operação de Marketing preparada com o devido profissionalismo. Mesmo que com uma boa dose de cautela nas previsões de Vendas.

Esperava que mais de 24 horas após o anúncio do prémio atribuído ao Cristiano Ronaldo, no fundo, a Portugal e à Língua Portuguesa, algo acontecesse. De tudo o que CR7 levava dos pés à cabeça não havia nada que fosse capitalizável especificamente ?

A investigação de Marketing, seja de quem for, ainda não encontrou nada ? Cá dentro, quem nas próximas horas ou dias encontrar e for muito profissional a desenvolver o assunto não deixará de lucrar com isso. A cada hora/dia que passa o efeito diminui, pelo que desconfio que há quem já esteja a perder dinheiro.

É por isso que penso e digo que a crise financeira, começa por ser económica (Visão, Ambição e Liderança, por exemplo), a montante é de família e parece-me mesmo a montante ser espiritual. Deixo esta reflexão para outra altura.



Nuno Rodrigues

Sem comentários:

Enviar um comentário