domingo, 5 de janeiro de 2014

TEMOS MAIS UMA ESTRELA NO CÉU - EUSÉBIO SILVA FERREIRA (1942-2014)


Esta manhã levei como que um soco no estômago ao saber quem o mundo perdeu esta noite. O nosso Eusébio acaba de nos deixar. Temos mais uma estrela no Céu com bandeira bem portuguesa. Portugal e o futebol mundial estão de luto. Mas também a paixão e a magia do remate certeiro e GOLOOOOOOOOOOOOOOO!!!

Aquele jogo contra a Coreia do Mundial de 1966, a perder por 0-3 e virar o resultado para 5-3, tendo ele marcado 4 golos, diz tudo. Terá sido o jogo da sua vida e bem o mereceu.

Para quem gosta muito de futebol, goste ou não do Benfica, e sobretudo de futebol bem jogado, o Pantera Negra era um exemplo de jogador de velocidade, talento, paixão, capacidade de remate e superior eficácia para marcar golos, que era a palavra mágica para ele. Parecia ter um íman na direcção da baliza adversária.
Aliada a esta capacidade futebolística, juntava uma simplicidade, uma humildade e uma simpatia que fazem os grandes homens de hoje. Para quem teve as origens humildes como foi o seu caso, evoluir, tornar-se na lenda do futebol português e mundial que se conhece e lidar com ela sempre da forma simples e com aquele sorriso simpático e afável que sempre foi o seu, não é para todos. Só para as pessoas muito grandes, como foi o seu caso.

Ainda que não tenha tido oportunidade de o conhecer pessoalmente ou até de o ver jogar ao vivo, cresci a apreciar a magia do seu futebol, do maior jogador de futebol português e mundial de todos os tempos. O país inteiro sente esta hora como uma perda sua e global.

Obrigado Eusébio por tudo o que deu ao Benfica e a Portugal através da respectiva Selecção de Futebol. Mas também pela referência em que se tornou para tantos jovens e não só no que diz respeito ao futebol e ao desporto, mas para todos os que perseguem um sonho. Eusébio foi um exemplo de como a humildade das origens pode ser mudada com a capacidade de sonhar, seguida de muito trabalho, persistência e respeito pelos outros.

Desejo expressar à família do Eusébio as mais sinceras condolências.

Desde hoje temos mais uma estrela no céu. São poucas e fracas as palavras para traduzir a profunda homenagem que lhe desejo aqui expressar.


Até sempre e obrigado.

Nuno Rodrigues e família

Sem comentários:

Enviar um comentário